EMPRESÁRIOS: O QUE PODEMOS E, DEVEMOS, APRENDER COM OS JOGOS OLÍMPICOS
- por Manoel Carlos Junior
- 18 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

Fiz questão de ir até o Rio no último final de semana sentir o gostinho das olimpíadas e foi realmente uma experiência diferente e marcante. Por isso, quero compartilhar com vocês alguns pontos que considero absolutamente relevantes e pertinentes a milhares de pequenas empresas brasileiras que buscam um lugar ao sol, num mercado cada vez mais acirrado e hostil a amadores.
Vamos lá:
Profissionalismo

Já passou muito tempo quando os amigos Olímpicos eram disputados por atletas amadores. Hoje assim como no mercado, a disputa de fato, para quem desejar conquistar o pódio ou uma fatia de mercado, é para quem tem muito foco e profissionalismo.É obrigatória uma preparação especial, em todos os aspectos, seja ele físico, mental e técnico, da mesma forma que é para um empresário que precisa se preparar adequadamente nas mais diversas modalidades como planejamento, gestão administrativa e financeira, Rh, marketing, vendas, etc.
Foco

É raríssimas um atleta ser campeão em modalidades esportivas diferentes, quando muito consegue ser campeão em provas diferentes da mesma modalidade, mas isso é assim mesmo para fenómenos como Phelps e Bolts da vida. Portanto, ter foco naquilo que você vai competir e entregar para o seu cliente te possibilitam se preparar e se especializar para entregar o melhor é assim ser percebido pelos clientes.
Paixão

Se com paixão o caminho já é difícil, sem muitas vezes é impossível. Em todos os relatos dos campeões há algo particularmente comum em suas falas, a paixão pelo esporte que escolheram, paixão essa que os fazem passarem pelos mais difíceis obstáculos, privações e sacrifícios. Da mesma forma, é o empresário que monta seu negócio, quando ele é apaixonado pelo que faz as chances de enfrentar com sucesso os obstáculos que virão são muito maiores e além disso, as chances da torcida, aliás dos consumidores se apaixonarem pela sua causa também serão muito maiores.
Saber contar uma boa história

Os Jogos olímpicos são história pura. Desde a antiguidade há uma narrativa poderosa por trás desse que é o maior evento da humanidade. Uma narrativa de muita superação, de heróis e vilões, de derrotas e conquistas que fazem... História! Saibamos contar a nossa história de maneira interessante e mágica para nossos clientes e teremos grandes possibilidades de subirmos o Olimpo.
Pertencimento
Me chamou a atenção a forma como milhares de voluntários dos jogos se comportam. Além de

paixão pelo esporte, por participar do evento e por servir, há um incrível senso de pertencimento a algo maior, no caso grande mesmo, que são os jogos em si.
Senti uma enorme capacidade no Jogos Olímpicos de fazerem as pessoas a se sentir parte de algo maior. Um exemplo foi a frase que ouvi de um voluntário que
me orientou e me falou: "a Família olímpica lhe dá as boas vindas". Bingo! Eu já
me senti parte! Que tal fazermos os nossos clientes se sentirem assim também.
Atenção aos Detalhes

Certamente o mais marcantes dos ensinamentos olímpicos é a importância dos detalhes que separam a glória absoluta dos campeões do abismo profundo de quem perde. Na maioria das vezes, um detalhe, um mísero detalhes, assim como nos jogos, separa o sucesso de uma empresa de seu fracasso. Dar máxima atenção aos detalhes pode deve fazer toda a diferença em tempos de competição extremamente acirrada e clientes cada vez mais exigentes.
Provocar o UAU!

Não basta ser campeão é preciso surpreender sempre. É isso que diferencia um campeão do campeão dos campeões. ( sem querer fazer qualquer alusão a um hino de futebol). Eu assisti ao vivo a prova que consagrou definitivamente Usain Bolt como o maior de todos os tempos no atletismo, e ali eu percebi o "UAU!" em ação. Além de ganhar a prova e brindar a todos com sua performance de campeão, aliás de tricampeão, Bolt foi além: brincou com os espectadores, interagiu, posou para fotos, fez graça, entregou mais diversão para todos, um verdadeiro artista. Que assim faça os em nossas empresas, entreguemos sempre mais aos nossos clientes, de preferencia boas emoções, pois essas ficam difíceis de apagar da nossa memória afetiva.
Portanto, deixemos o espírito e os ensinamentos do Jogos tomarem conta de nossas empresas para que alcancemos os louros reservados aos verdadeiros campeões.


Comentarios